Notícias

Como sei se tive um orgasmo clitoriano ou vaginal?

pousada_ipes Como sei se tive um orgasmo clitoriano ou vaginal? (Foto: iStock/Think Stock/Getty Images)

Especialista em sexualidade, Cátia Damasceno, explica.

Já recebi essa dúvida algumas vezes, então decidimos abordar essa assunto aqui na coluna pra sanar todas as dúvidas. Primeiro preciso explicar que o orgasmo é apenas uma das etapas do nosso ciclo de resposta sexual, que é composto por: desejo, excitação, orgasmo e por último o período refratário. O orgasmo é a terceira etapa e as respostas dentro do nosso organismo vão ser as mesmas, independentemente de onde vieram os estímulos, seja o estímulo clitoriano, vaginal, mamário, um sonho erótico que a pessoa teve… enfim, a resposta será a mesma.

Geralmente, as respostas ocorrem primeiro com uma descarga no organismo de adrenalina, que vai levar a um aumento da pressão arterial, da frequência respiratória e dilatação da pupila, seguido de uma liberação de endorfina, que é quando a gente tem o relaxamento total dentro do organismo.

Então, a dúvida se foi um orgasmo vaginal ou clitoriano na verdade é só a origem do estímulo que levou ao orgasmo. Se você teve a penetração vaginal ou o estímulo clitoriano será mais fácil identificar o que originou o seu orgasmo, mas se você teve a penetração e o estímulo clitoriano, ai será muito mais complicado identificar se ambos ocorreram ao mesmo tempo.

Ficou mais explicadinho? Espero que sim!

Mas uma coisa eu preciso dizer, não precisa ter essa preocupação. O importante é chegar ao orgasmo, por qual estímulo será não importa, o que a gente quer é chegar lá! Então se joga e aproveita o final de semana para descobrir vários novos estímulos.