Notícias

W.Dias participa da Conferência Estadual de Assistência Social no Centro de Convenções Atlantic City

pousada_ipes W.Dias participa da Conferência Estadual de Assistência Social no Centro de Convenções Atlantic City (Foto: Reprodução/Internet)

O governador Wellington Dias sinalizou a assinatura de convênio com 24 municípios para a implantação de Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), no Estado do Piauí, ao participar da abertura da XII Conferência Estadual de Assistência Social, na segunda-feira (16), no Atlantic City, em Teresina

O evento que segue até o próximo dia 18 de outubro é uma realização da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e do Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas) e tem como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

A conferência conta com a participação de gestores municipais e estaduais da Assistência Social; conselheiros e técnicos estaduais e municipais da Assistência Social e demais políticas setoriais (Saúde, Educação, Habitação) e de defesa de direitos (crianças e adolescentes; idosos); representantes das universidades, do Poder Legislativo Estadual e Municipal, do Judiciário e Ministério Público; e entidades que compõem a rede privada do Suas.

Para o governador Wellington Dias a área social merece cada vez mais a atenção, devendo incluir a participação de outros agentes sociais. “Não é possível fazer melhorias apenas com a área pública. Tornando-se cada vez necessária a importante participação dos Conselhos, da iniciativa privada e da população para se pensar em alternativas de proteção, principalmente aos mais carentes. Por isso, a importância de eventos como esse”, disse o gestor.

Na oportunidade, serão produzidas ainda as deliberações acerca da garantia dos direitos para o fortalecimento do Suas no estado do Piauí. As referidas deliberações serão encaminhadas para a Conferência Nacional que será realizada em Brasília, no período de 5 a 8 de dezembro. Dias destacou que este documento será apresentado como as metas da Assistência Social no Piauí e que norteará as ações do Governo do Estado.

“Se a gente examina estamos vivendo um momento difícil, de perda de renda e é preciso criar uma rede de proteção a estas pessoas. Reconheço o desafio e por isso temos que trabalhar no que é essencial, por isso também a importância de trabalharmos juntos ao Governo Federal e aos municípios”, comentou.

Wellington Dias enfatizou os desafios vividos na área de prevenção ao suicídio, da educação na primeira infância, no combate à evasão escolar, na prevenção ao uso de drogas, no tratamento aos dependentes químicos, na defesa dos direitos do idosos. “Em parceria com os municípios, a implantação destes Centros de Referências vai possibilitar o melhor cuidado com esse homens e mulheres e estes equipamentos terão um papel decisivo para os êxitos nessas áreas.

O Piauí é um dos estados que tem menos crianças e idosos abandonados e queremos seguir nessa integração com as mais diferentes áreas para construir um Piauí cada vez melhor de se viver”, comentou.

O secretário de Assistência Social, José Santana, destacou atuação do Governo da área social. “O governador não tem medido esforços para alcanças as metas do pacto pela assistência e social e comemoramos a liberação do governador para a contrapartida para que em parceria com os municípios possam ser implantados de imediato”, disse.

Conferência

A Conferência Estadual de Assistência Social tem como objetivo analisar o papel da Assistência Social na seguridade social e na proteção social não-contributiva; avaliar a afirmação dos direitos socioassistenciais como instrumento de enfrentamento das desigualdades; discutir a efetivação do direito à participação social na prática cotidiana; e dialogar acerca do II Plano Decenal de Assistência Social (2016-2026), debatendo as prioridades elencadas, a fim de analisar se as ofertas de proteção social por meio do Suas têm contribuído para a melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários.