Notícias

Conferências de Saúde no Centro de Convenções Atlantic City

pousada_ipes A Secretaria de Estado da Saúde e Conselho Estadual de Saúde do Piauí deram início hoje (18), no Centro de Convenções Atlantic City (Foto: divulgação)

 A Secretaria de Estado da Saúde e Conselho Estadual de Saúde do Piauí deram início hoje (18), no Centro de Convenções Atlantic City às conferências de saúde na macrorregião de Teresina, abrangendo 47 municípios do entorno. O objetivo é discutir o acesso da população aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, esteve presente na abertura dos debates e ressaltou a importância dos conselheiros municipais de saúde na garantia dos direitos dos usuários do SUS. “Os avanços que nós tivemos foram graças de uma construção coletiva e temos que, junto com os conselheiros municipais de saúde, reforçar o monitoramento e diálogo, para que possamos perceber continuamente a efetividade das ações realizadas”, completa o secretário.

As conferências têm a participação de conselheiros municipais, secretários municipais de saúde, técnicos, trabalhadores e gestores de serviços de saúde e sociedade civil. Serão abordados temas como o direito, conquistas e defesa de um SUS público e de qualidade e desafios para integralidade com equidade na implementação das políticas de Atenção à Saúde das mulheres.

As discussões de hoje abordaram temáticas sobre vigilância em saúde, amanhã (19), elas continuam, mas com foco em saúde das mulheres. As conferências já foram concluídas em Parnaíba, Floriano, Bom Jesus e Picos Teresina.

“A maior conquista social brasileira das últimas duas décadas foi a do Sistema Único de Saúde (SUS), então temos que agir e defender esse patrimônio da população”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes.

Durante o evento serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual que acontece de 19 a 22 de junho em Teresina, ocasião em que serão escolhidos os delegados que participarão da Nacional que acontecerá em agosto (Saúde da Mulher) e em novembro (Vigilância em Saúde).